BIOGRAFIA

 

Margarida Fonseca Santos nasceu em Lisboa. Foi professora de Pedagogia e de Formação Musical em várias escolas. Começou a escrever em 1993 e tem já vários livros publicados, a maioria na área infantojuvenil, e grande parte deles incluídos no Plano Nacional de Leitura. 
Em 2005 deixa o ensino da música, dinamizando oficinas de escrita criativa e formação de professores, na EC.ON, Universidade Católica de Lisboa e AEPDC. Em 2012, publica «Escrita em Dia», um manual para aqueles que gostam de dar vida às palavras, em 2017 «Desafios em 77 palavras», e em 2019 «Razões para Escrever», sobre como trabalhar a escrita criativa.
Dos seus romances para adultos destacam-se De Nome, Esperança e Deixa-me Entrar na Tua Vida e Uma Pedra sobre o Rio, que ganhou o Prémio Revelação APE/IPLB. O último romance «De zero a dez» foi traduzido para inglês e castelhano, sobre dor crónica. A autora foi também distinguida com o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca e com o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, atribuído à sua obra de ficção O nº 11. 
É responsável pelo projeto histórias em 77 palavras, uma plataforma de desafios de escrita com participantes dos 6 aos 101 anos, e com parceria com a Universidade de Salamanca, e o Projeto Re-Word-It. 

Em destaque a sua coleção «A Escolha É Minha», com os primeiros dois títulos já incluídos no Plano Nacional de Leitura. Esta coleção juvenil tem como lema: «Nem sempre podemos escolher o que acontece na nossa vida, mas podemos sempre escolher como vamos reagir ao que acontece!»

www.margaridafs.net
http://77palavras.blogspot.pt/

https://www.linkedin.com/in/margaridafonsecasantos/
https://www.facebook.com/margarida.fonseca.santos/