Ateliers de Escrita Criativa

O objectivo da escrita criativa é desenvolver a capacidade de associar ideias, imagens, memórias, situações e reproduzi-las, transformando-as num texto. Serão feitos jogos que "empurram" o participante para situações criativas, para a elaboração de conflitos geradores de histórias, para a construção de personagens e para a elaboração de textos.
Os vários cursos abordam temas específicos diferentes, sendo a Escrita Criativa um denominador comum.

 

Cursos:
Escrita Criativa
Escrita para teatro

Escrever para crianças e jovens
Escrever teatro para crianças e jovens

 

Formação para professores

A escrita criativa tem, como principal objectivo, desbloquear e ginasticar a criatividade. Pretende-se que o participante não seja confrontado com uma folha de papel em branco, mas sim com um constrangimento que o “empurre” para situações criativas, para a elaboração de conflitos geradores de histórias, para a construção de personagens. O resultado dum trabalho deste tipo será um conjunto de textos onde o que é realmente importante é o processo criativo e não um juízo sobre a “qualidade” dos mesmos. O que se pretende desenvolver é a capacidade de auto-induzir a escrita, ficando os participantes com ferramentas que lhes permitam, em qualquer situação, procurar e desenvolver uma ideia, um texto, um conceito.
Sendo esta uma formação para professores, serão debatidas estratégias específicas ligadas ao ensino, para que os professores possam aplicar esta técnica nas suas aulas ou oficinas de escrita.

 

Marcação de cursos

Estes cursos funcionam mediante marcação através do mail:
mfonsecasantos (arroba) hotmail.com.

Mais informação sobre cursos já marcados – http://www.margaridafonsecasantos.blogspot.com

 

Clic - Clube de Literatura, Ilustração e Companhia

A filosofia do Clic é interligar as várias artes numa perspective lúdica e criativa.

Visite também a página do Clic.