Apoio às Escolas ― jan-fev 2020

Olá a todos, Bom Ano!

Cá estamos nós de novo de volta aos desafios.

Desta vez, explicarei em cada um a sua utilidade e as possibilidades de trabalho.

Não se esqueçam que o verdadeiro trabalho literário é o da revisão e reescrita, digam aos vossos alunos para que escrevam mais palavras, para depois saberem onde cortar, encontrando vícios, ou palavras repetidas, ou possessivos que não são precisos, etc. É aqui que reside a aprendizagem com as «Histórias em 77 Palavras».

Desafio nº 192 ― gaivotas em pedra

Comecemos por uma imagem. Aqueles polímeros, que servem para aplacar a fúria do mar, têm gaivotas pousadas. Por isso, lembrei-me de partir para o desafio em duas frentes: uma imagem e um título (que sugere o ditado popular «Gaivotas em terra, tempestade no mar»). Substituindo por «Gaivotas em Pedra», tendo como pano de fundo um dia lindo, será um bom contraponto. Este presta-se a qualquer idade, como calculam. Experimentem, saíram muitos textos surpreendentes.

Desafio nº 192 - Que texto vos surge olhando para esta imagem?

Bom, há uma limitação… O título é «Gaivotas em Pedra». Divirta-se!

O meu ficou assim:

― Vê!, são pedras especialíssimas ― grasnou a gaivota Catastrófica, muito dada a teorias dramáticas. ― Isto é um sinal gravíssimo do fundo do mar!

A gaivota Simplícia, farta da outra, encolheu-se e concentrou-se no calor do sol, pois a noite fora fria. Mas a Alarmista, conhecida pelos seus dotes de sirene de 112, versão aquática, pôs-se a guinchar que nem um carro de bombeiros. Apanhou logo com uma cana de pesca na cabeça, que o pescador já não as podia ouvir. MFS

 

Desafio nº 193 ― área vocabular de trabalho

Nada como pesquisar palavras da área vocabular para depois criar um texto temático. Mas, atenção: podemos fugir ao tema e/ou brincar com as palavras. O meu exemplo serve para ilustrar isto. Pode ser utilizado por crianças do 3.º ano em diante, até ao 101 anos 😊.

Desafio nº 193 - Vamos descobrir palavras da área vocabular de TRABALHO – ou seja, as palavras que se relacionam com trabalho. Deveríamos conseguir reunir pelo menos 8 palavras. A seguir, sabendo que algumas podem ser substituídas pelos seus contrários (literais ou metafóricos), vamos escrever um texto… em 77 palavras. Mas, atenção, pode não ser sobre trabalho, pois esta palavra não precisa de entrar.

Saiu-me um texto assim:

Que raio! Se a tarefa era transportar um recorte de folha de vinha-virgem para o ninho antes da hora de recolher, sentiam-se incompetente. O chefe só pensava em quantidade de  recortes, fomentando uma competição desenfreada entre vespas. Ora, ela e a colega tinham acabado de sair do infantário. E, pior do que o desemprego, ou de um salário ridículo, era ficarem sem casa. Levaram um pedaço enorme, numa cooperação linda. Alguém ligou? Não… o ninho já fechara. MFS

 

Desafio nº 194 – letras de árvore de natal

Bem sei que o Natal já passou, mas o engraçado deste desafio é que pode fugir completamente ao tema e ir desembocar num texto completamente diferente. A minha ideia foi associar o desmantelar da árvore de Natal com a decomposição das palavras em letras, permitindo construir anagramas. Com ajuda no caso dos mais novos, podem utilizá-lo em qualquer idade.

Desafio nº 194 - Comecemos por descobrir palavras que usem as letras de ÁRVORE DE NATAL – o ideal é usarem muitas letras, palavras pequenas não têm a mesma graça.

A A A  R R  E E    O D N T L V

Agora é construir um texto com o maior número delas.

Eu diverti-me com este:

Não sei como renovará o Simões aquela discoteca. Está sempre lotada, quase nem se cabe na rodela onde se dança. Interromper o negócio vai toldar os possíveis clientes, que não tardarão a rondar outros locais onde veranear a magia da dança. Ouvi dizer que vendera um atrelado que o dotara de uma quantia boa que vertera para as obras, mas chegará? Se fosse a ele, retirava o verdete das maçanetas e alisava o terreno. Parece-me mais sensato… MFS

 

Desafio nº 195 ― ano velho em frases pequenas

Este desafio, mas posso estar enganada, é sobretudo para os alunos mais velhos. A cadência de 4 palavras por frase é difícil, mas cria um ritmo muito particular ao texto. Vale a pena!

Desafio nº 195 Já que estamos a começar um ano novinho em folha, toca a ter um desafio sobre o ano que se foi. Pode ser o 2019 ou qualquer outro, tanto faz.

Regras: todas as frases terão no máximo 4 palavras e o tema é o Ano Velho.

Eu já experimentei:

Era um perito. Colecionava anos passados. Começara cedo. O primeiro fora 1934. Tinha então dez anos. Não mais parou. Ao receber aquele, intrigou-se. 2019 chegara nervoso. Às costas, injustiça. No coração, medos. Na esperança, feridas. Arrumou-o na prateleira. Logo se arrependeu. Voltou a arrumá-lo. Deu uns passos atrás. Não, ali não. Que ano difícil! Lembrava-lhe o de 1999. Sempre problemático. Colocou-os a par. Talvez resultasse. Fechou a luz. Começou a conversa. Envelheceram juntos. Estavam, por fim, tranquilos. MFS

Marcações: 77 palavras,, #77palavras , #margaridafonsecasantos_oficial

A huge collection of 3400+ free website templates, WP themes and more http://jartheme.com/ at the biggest community-driven free web design site.